quarta-feira, 7 de junho de 2017

UM MUNDO NOVO (III)

A desigualdade, a discriminação e a exploração, mancham a vida da humanidade


Num mundo cada vez mais interligado, as condições sociais de cada povo são mais elucidadas, conferindo maior visibilidade às suas circunstâncias. Embora existam desenvolvimentos que dão esperança, muitos outros devem pesar seriamente na consciência da raça humana. A desigualdade, a discriminação e a exploração, mancham a vida da humanidade, aparentemente imune aos tratamentos aplicados pelos planos políticos de todos os quadrantes.  "O mundo está em grande tumulto, e as mentes dos povos  se encontram num estado de completa confusão” (*). O impacto económico dessas aflições tem resultado no sofrimento prolongado de muitas pessoas, bem como em defeitos estruturais profundamente arraigados na sociedade”(**).
(FOTO: OSCAR RUIZ/DIVULGAÇÃO)
É cada vez mais claro que sem uma componente ética, jamais solucionaremos os piores problemas da humanidade. Só quando a justiça iluminar verdadeiramente as nossas decisões e acções em todas as esferas da nossa sociedade, capacitando-nos a descobrir aquilo que seja proveitoso a todos, poderemos aspirar a um mundo livre de tumultos. 
" À medida que as nossas comunidades fortalecidas por tais ideais se esforçarem para contribuir, ao nível do pensamento e da ação, para o melhoramento do mundo, as condições adversas em que vivem muitas populações exigirão cada vez mais  a nossa atenção.

(*) Bahá'u'lláh, (1817-1892)

**Comunidade Mundial Bahá’i