terça-feira, 18 de julho de 2017

AGRICULTURA E O NOVO MUNDO


Produtos Tradicionais (II)
 A busca do desenvolvimento sustentável representa um dos maiores desafios da humanidade cuja população ultrapassou já os 7 biliões de pessoas. Esse desenvolvimento requer como objetivo fundamental básico a segurança alimentar - alimentação adequada e para todos. Consequentemente a agricultura e atividades afins representam os pilares fundamentais para alcançar um desenvolvimento harmonioso para toda a humanidade.


Em especial, a produção de alimentos tradicionais tem um papel relevante por prover alimentos nutritivamente equilibrados, contribuir para o equilíbrio ecológico e por assegurar o rendimento dos agricultores, fixando-os nas zonas rurais de produção que de outro modo se podem tornar desérticas. Os produtos tradicionais têm assim um elevado interesse social, económico e até ecológico, constituindo um trunfo importante para as zonas agro-rurais, uma vez que a sua produção assenta sobre alguns dos escassos elementos em que tais zonas podem ser competitivas, isto é, na diferenciação, qualidade e territorialidade.
Nessa perspetiva, as pequenas e microempresas produtoras de alimentos tradicionais nos Açores, desempenham um papel relevante na nossa economia. No entanto pela sua reduzida dimensão à luz da realidade Europeia enfrentam grandes dificuldades de competitividade no mercado global, pelo que a sua sobrevivência requer estratégias que relevem os aspectos mais competitivos das mesmas, mormente os referidos anteriormente: diferenciação, peculiaridade a qualidade.

Manter estes factores distintivos nos produtos tradicionais dos Açores, enriquece por um lado o nosso património gastronómico, factor relevante e com impacto sócio-económico, nomeadamente através do turismo, e por outro confirma a excelência destes bens, perpetuada em técnicas com séculos de prática, confirmando o seu carácter ecológico e sustentável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário