sábado, 18 de março de 2017

A Vez e a Voz de Vânia Dilac

Na sequência da comemoração do dia internacional da mulher, Crónicas Bem Ditas, deu a vez e a voz a duas mulheres açorianas que têm demonstrado grande dinâmica na área musical. Publicámos aqui a entrevista com Bárbara Azevedo e agora damos a voz e a vez a Vânia Dilac, senhora de uma voz poderosa a que já ninguém em Ponta Delgada fica indiferente. Vânia, pode-se dizer tem uma personalidade que certamente desafiou algumas mentalidades nos Açores, e em especial em Ponta Delgada, cidade que nos últimos 20 anos se vem tornado mais aberta e cosmopolita. 
Filha de pais moçambicanos, mudou-se para os Açores aos 12 anos. Recorda-se de ter chegado a uma cidade onde ouvia com frequência a frase “ vai para a tua terra” e em que na rua onde vivia pessoas havia que quando algo lhes corria mal na vida vinham bater à sua porta para que eles fizessem um feitiço de África para curar o dito mal.! Hoje sente-se totalmente integrada como açoriana e cidadã do mundo. Diria que hoje ela é um dos reflexos da frase “ a terra é um só país e a humanidade os seus cidadãos”.
 Fomos ouvi-la  num concerto na Gruta do Carvão em Ponta Delgada. Um local sui géneris numa bolsa de lava localizada a 14 m abaixo da superfície do solo. Dias antes tentámos adquirir um bilhete, mas já o concerto estava esgotado. Felizmente  alguém tinha reservado um bilhete e não pareceu e assim pude ouvir o concerto da iniciativa da Associação Ambientalista Amigos dos Açores aquele espaço em Ponta Delgada.  Ouvimos Vânia minutos antes da banda subir (neste caso descer) ao palco. 

 CBD - Vânia como aparece este concerto aqui na Gruta do Carvão?
VD - Bem foi graças a um convite de uma dos amigos da Associação Amigos dos Açores que dirigem esta Gruta. Na sequência do projeto que ando a levar ao público e que se chama “The Meanings of the Blues”, foi-me feito o convite e e eu não me fiz rogada.

CBD - Hoje quando se fala no nome de Vânia, toda a gente refere a tua capacidade vocal já muito profissional. Fala-me do teu percurso musical.

VD -  Bem comecei a cantar aos 12 ano aqui no coro da Igreja Evangélica a que pertenço.  À medida que o tempo foi passando a minha voz foi sendo conhecida. E um dia tive o convite de Luís Alberto Bettencourt para participar num dos seus trabalhos e a partir daí não mais parei de cantar. 

Vânia Dilac & The Soulmates
CBD- Quem são os teu cúmplices em palco hoje?

VD - Apontando para a banda que estava à sua retaguarda: Bem são estes excelentes músicos que aqui estão os Soulmates com quem partilho o projecto que designamos por “The Meaning of the Blues” e que estreámos num concerto no Coliseu Micaelense, esperando leva-lo a muitos outros lugares. 

CBD - Como é que ele surge?
Bem eu tenho os Blues dentro de mim desde que me lembro gostar de música, mas só agora surgiu a possibilidade de termos o grupo completo e assumimos aqui um projeto de Blues, Jazz, funky e  soul como nosso emblema. 

 CBD - Sei que tens outros projectos:

O público  e o capacete obrigatório
VD - Sim tenho também o projecto do Gospel Lava Choire com o qual já nos apresentamos diversas vezes a público com outra composição da deste.

CBD - Como conjugas tudo isso?

VD - Com muito sacrifício e muito querer. É que para além da minha vida profissional propriamente dita, tenho outra responsabilidade, eventualmente a mais importante que é a de ser mãe e mãe solteira, o que requer muita ginástica. 

Minutos depois seguimos todos para as catacumbas da gruta onde de capacete obrigatório assistimos a um excelente concerto intimista e com uma sonoridade única.



Terminamos com uma citação para reflectirmos: 
O mundo no passado foi regido pelo força (homem), mas é cada vez mais evidente de que o mundo do futuro será dominado pela agilidade mental, a intuição e as qualidades espirituais de amor e serviço, nas quais a mulher é mais forte.
“A educação das meninas deve ter prioridade” pois que elas ao serem mães serão também as primeiras educadoras das crianças. 


Vânia participou igualmente  na gravação do meu anterior CD, "Noites de estrelas" que pode ouvir em www.jozemarcelino.com.

jmk

Sem comentários:

Enviar um comentário