A minha atividade docente ao longo de mais de 20 anos, faz-me obviamente interessar-me
por questões de reflexão sobre a educação e como melhorar o seu papel na
formação das competências desejadas para as novas gerações. No recentemente publicado documento em epígrafe as autoras (Rebecca Winthrop e Eileen McGiven) debruçam-se sobre a educação, nomeadamente quanto às metodologias de
aprendizagem que garantam que todas as crianças tenham uma aprendizagem de
alta qualidade, necessária para criar sociedades vibrantes e saudáveis,
perante as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas do mundo actual. Analisando a educação desde os tempos do Homem
recolector, as autoras mostram que a preocupação quanto às habilidades e
competências que as crianças necessitam para melhor se integrarem na
sociedade em geral e o modo de como cultivar melhor essas mesmas habilidades,
sempre existiu, nas famílias, empregadores e comunidades ao longo de toda
a História da Humanidade.
No entanto na era do Google, o foco já não deve
ser no dominar o conhecimento de conteúdos. Prosperar no mundo em rápida
mudança de hoje requer possuir uma amplitude de habilidades enraizadas em competências
académicas como alfabetização, matemática e
ciência, mas também em capacidades como trabalho em equipa, pensamento
crítico, comunicação, persistência e criatividade. Em última análise,
os jovens de hoje devem ser aprendizes ágeis, capazes de se adaptar e aprender
coisas novas rapidamente em novos ambientes em permanente mudança. Estas habilidades tanto se desenvolvem na escola como em casa, o que nos responsabiliza a todos.
Reconhecer a natureza dessas mudanças é fundamental para
examinar o contexto atual e as grandes mudanças esperadas no
futuro e que devem enformar o modo como pensamos na educação hoje.
Um documento recomendável a quem
se interessa por este tema.
A propósito deixamos aqui 3 passagens do livro Selecção dos Escritos de Baha'ú'lláh sobre a questão da educação no sentido lacto:
A propósito deixamos aqui 3 passagens do livro Selecção dos Escritos de Baha'ú'lláh sobre a questão da educação no sentido lacto:
(1) "O homem é o Talismã supremo. A falta de devida educação, porém, priva-o daquilo que ele inerentemente possui(...) Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício."
(2) "Volvei vossas mentes e vontades à educação dos povos e raças da terra, para que talvez as dissensões que a dividem possam, (...), ser apagadas de sua face, e todos os seres humanos se tornem os sustentáculos de uma só Ordem e os habitantes de uma mesma Cidade".
(3) "(...) Não é desejável que um homem seja deixado sem conhecimento ou habilidades, pois será, então, nada mais que uma árvore estéril. Assim, tanto quanto o permitam vossa capacidade e aptidão, deveis adornar a árvore do ser com frutos tais como a sabedoria, o conhecimento, a percepção espiritual e a fala eloqüente."
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